Programa de bolsa de estudos do governo italiano
    
    No início de todos os anos, o Ministério das Relações Exteriores italiano oferece algumas bolsas de estudos para cidadãos italianos residentes no exterior e também para brasileiros mediante um prévio concursos de documentos e exame de língua italiana (trata-se de uma entrevista que avaliará sua capacidade de compreensão do idioma, como também de suas possibilidades de aproveitamento do curso que pretende realizar).
    As bolsas de estudos são deferidas preferencialmente para estudantes que tenham interesse em realizar um curso em pós-graduação, seja ele especializzazione, master ou dottorato, com exceção da especializzazione para área médica, pois seria o equivalente à residência no Brasil. Todos os cursos devem ser ministrados em instituições de ensino e acadêmicas italianas legalmente reconhecidas, públicas ou privadas, localizadas exclusivamente em território italiano
    Em face das inúmeras dúvidas que surgem, grifa-se que não existe na Itália o curso de mestrado e que todos os títulos adquiridos devem ser submetidos a validação no país em que se pretende atuar.
    Salienta-se que o pagamento do curso fica a cargo do interessado e que a referida bolsa é considerada como um auxílio moradia e habitação.
    Para a participação no concurso requer-se, ainda, que o interessado tenha idade inferior à 35 anos.
    Os pedidos de bolsa para o ano acadêmico 2005-2006 devem ser apresentados às autoridades consulares italianas de competência territorial até o dia 20 de abril de 2005.
    
    
    Informações sobre estudo na Itália:
    Por telefone: (11) 3285-6933 às segundas e quartas das 10:30hs. às 15:00hs., com Adriana.
    Pessoalmente: às sextas-feiras, das 10:00hs. às 15:00hs. (é necessário agendar horário).
    Por e-mail: