700 Anos de Arte Italiana
Obras-primas da Calábria

O Istituto Italiano di Cultura, o Museu a Céu Aberto e a FAAP reuniram, pela primeira vez, em uma exposição, 104 obras pertencentes ao patrimônio cultural e artístico do sul da Itália. As obras, de grande relevância artística e histórica, foram apresentadas no Museu de Arte Brasileira da FAAP. Realizadas por artistas italianos do séc. XIV ao séc. XX, as pinturas, esculturas em mármore e prata e peças de artes aplicadas foram executadas para igrejas, conventos e edifícios religiosos da Região Calábria.
De 27 de setembro a 13 de novembro de 2005, o evento foi acolhido pelo Museu de Arte Brasileira da FAAP. A afluência de público surpreendeu com uma média de 700 visitantes nos dias de semana e, em média, 1000, aos finais de semana.
O evento obteve grande visibilidade na mídia local, com publicações especiais nos mais importantes jornais da cidade, "Folha de São Paulo" e "Estado de São Paulo". Numerosos artigos foram publicados em revistas e jornais brasileiros e ítalo-brasileiros: Revista Veja, Revista Comunità Italiana, Oriundi. Entrevistas concedidas à Rádio Eldorado, à TV Gazeta, TV Mix e RAI International, além de diversas matérias publicadas em sites culturais e de assessoria de imprensa.
   
Serenata Trio

Sucesso de público no Museu da Casa Brasileira, com cerca de 400 pessoas que puderam, na ocasião, apreciar composições de Mozart, Boccherini e Beethoven, apresentadas por este trio de excelente qualidade, vencedor de vários prêmios e conhecido internacionalmente.

O evento foi uma parceria do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, do Museu da Casa Brasileira e do CIDIM - Comitê Italiano de Música.


   
Alessando Specchi e
Orchestra Sinfônica da Unicamp

No dia 02 de junho de 2005, em comemoração aos festejos da República Italiana, Alessandro Specchi, juntamente à Orquestra Sinfônica da Unicamp, fizeram, a convite do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, uma apresentação no Theatro São Pedro, evento este que itinerou, logo em seguida, para Campinas, no dia 05 de junho, na Casa do Lago da Unicamp. Specchi, importante pianista do cenário italiano e internacional, executou em seu programa trechos de Rossini, Haydn e Beethoven.


   
Earthmatters: questões da Terra

De 20 de abril a 22 de maio de 2005 no Centro Cultural São Paulo, a exposição Earthmatters: questões da Terra apresentou 70 imagens da região do vulcão Etna, na Sicília, Itália, bem como de outros lugares no mundo, os quais, segundo a fotógrafa Roberta Tudisco, “tem o objetivo de fornecer uma leitura dinâmica e emocional da alma, do espírito que anima a região, espírito no sentido de fogo interior, propondo imagens e locais, eventos e cores, materiais e sons de uma realidade que encerra em si todo o mistério da criação, do culto ao passado e os sinais dolorosos da evolução contemporânea”. A mostra, que em seu nome apresenta o termo inglês –matters, propôs-se a levantar "questões/argumentos” sobre o planeta, sua beleza e os fatores ambientais. Roberta Tudisco iniciou seus estudos sob orientação etológica para tornar-se depois documentarista.
   
Exposição de Antonio Ferrigno

De 25 de junho a 12 de agosto de 2005, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a exposição das pinturas de Antonio Ferrigno obteve um grande sucesso de público, registrando, no total, 40.125 visitantes durante o período em que esteve aberta. Trata-se de um pintor italiano que viveu no Brasil, muitas de suas obras foram consideradas autênticas obras-primas. Pintou os cafezais do Estado de São Paulo e influenciou suas obras com tonalidades equatoriais de cores, sem nunca deixar de expressar nostalgia de sua pátria longínqua.